Guia Carioca da Gastronomia de Rua 2
Cocada servida na quenga, “sashimi” da carne do coco, espetinhos gourmet, entre mil outras delícias. A lista é mesmo extensa e dá água na boca. São as novas descobertas do pesquisador e diretor cinematográfico Sérgio Bloch, que percorreu bairros do subúrbio à zona sul do Rio de Janeiro em busca do que há de melhor nas ruas da cidade para o seu Guia Carioca da Gastronomia de Rua. Essa é a segunda edição do guia, que traz 18 novas iguarias da gastronomia popular a serem encontradas pelas ruas da cidade. A primeira edição, que teve edição esgotada, ganhou ano passado o prêmio de cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Com prefácio da premiadíssima chef Roberta Sudbrack, dona de um restaurante estrelado no Jardim Botânico, Rio, e que começou a carreira vendendo cachorro quente na rua. Desta vez, foram selecionados 18 chefs de rua, cada um servindo uma comida especial, única. Além da qualidade dos alimentos, foram buscados ambulantes que fazem do ato de comer nas ruas uma experiência agradável e enriquecedora. Sim, porque a personalidade do cozinheiro também faz parte do seu tempero! É o caso da Nega dos caldos, que, não bastasse a simpatia, prepara uma sopa Leão Velloso de tomar de joelhos. Ou do Luciano, que transforma o simples ato de beber a água de coco num acontecimento especial. Há histórias emocionantes, de superação e persistência como a da baiana Roseane Trindade, que vendia sacolé em Salvador aos noves anos, e hoje serve com sucesso tacacá na Ilha do Governador, e engraçadas como a do Claudinho, que vende sucolé, e quer criar um bloco chamado Chupa que é gostoso!
Outra novidade que acompanha a nova edição é um aplicativo, que poderá ser baixado em smartphones. Com ele, o usuário localiza o ambulante em qualquer ponto da cidade. As fotos de Marcos Pinto e o texto da jornalista Inês Garçoni dão cor e valorizam a comida que resultou da fusão de culturas que formam o espírito do carioca. “A idéia é dar visibilidade a alguns gourmets populares que preparam e servem deliciosas comidas, petiscos e doces pelas ruas da cidade, que é maravilhosa não apenas pela sua paisagem natural, mas também pelo que oferece aos paladares mais exigentes”, conclui Bloch.
Foi com a boca salivando que nós aqui da Traço Design fizemos o projeto gráfico do Livro, e do aplicativo!
Deixe uma resposta